Passo 1 – Bens e Direitos

O primeiro passo da sua declaração anual de Renda Variável é informar para a Receita quais papéis (ações, ETFs, FIIs, etc) estavam em sua custódia no final do ano declarado (31/12).

Na aba lateral do software da Receita procure por “Fichas da Declaração” e clique em “Bens e Direitos”.

Agora será necessário adicionar todas as suas posições (uma a uma). Clique em “Novo”.

Escolha o código adequado ao papel (ex.: ações cód 31). Coloque a localização e CNPJ da empresa e discrimine a quantidade de papéis e o Preço Médio de compra. Para finalizar preencha qual o valor total da posição que é o preço total de compra e não a cotação atual (Preço Médio X Quantidade). Caso tenha posição do mesmo papel no ano anterior, preencha de acordo com a última declaração.

Depois de preencher todas as informações, basta clicar em “OK” e a posição será atualizada no sistema. Faça o mesmo procedimento para todas suas posições em custódia no último dia do ano que está sendo declarado. Feito isso, passe para o próximo passo.

Você conseguirá fazer a declaração de forma muito mais rápida e prática utilizando Poctfy. Depois de ter feito o processo de inserção das suas informações, automaticamente poderá visualizar seus Bens e Direitos ao final do ano a ser declarado. Bastará copiar as informações e colar no software da Receita. Veja o exemplo na tela abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.