Passo 1 – Importação de todas suas movimentações

Para que o Poctfy consiga lhe ajudar para apurar corretamente seu Imposto de Renda da Bolsa, será necessário que você lance todas as suas movimentações de compra e venda no sistema. Todas mesmo*, independente do valor ou se teve lucro ou prejuízo. E desde a primeira operação na Bolsa que você fez. O histórico completo é fundamental para uma correta apuração, já que prejuízos anteriores devem ser descontados e preços médios são formados ao longo das suas compras e vendas.

No seu primeiro acesso, fará o lançamento a partir desta tela inicial:

Para atualização de posição, quando não for seu primeiro acesso, deverá clicar em “Atualizar Posição” na tela de Controle Imposto de Renda:

Oferecemos duas opções de lançamento de movimentações:

1- Envio de Notas de Corretagem em PDF (formato SINACOR)

Esta é opção mais indicada. Todos os custos envolvidos nas suas compras e vendas (corretagem, taxas e impostos) são considerados, o que torna sua apuração muito mais precisa. Reúna todas suas notas de corretagem em PDF e arraste ou busque os arquivos na caixa de envio (de 10 em 10 notas, mesmo que num mesmo PDF) para enviar ao sistema. Depois de cada envio, você visualizará as informações que foram importadas. Revise-as bem. É fundamental que tudo esteja batendo com seus documentos. Caso seja necessário algum ajuste, basta editar a(s) nota(s).

Veja aqui como conseguir as Notas de Corretagem na sua Corretora.

Você pode lançar notas manualmente (sem PDF) aqui.

2- Importação do CEI / Área Logada da B3.

Apesar de facilitar muito o trabalho, esta é a modalidade menos indicada. As informações que a B3 envia não contemplam os custos envolvidos nas suas compras e vendas (corretagem, taxas e impostos) o que torna a apuração bem menos precisa. Possivelmente você pagará mais do que é devido de imposto. Além disso, as informações estão restritas aos últimos 18 meses de movimentações, obrigando você a lançar o período anterior manualmente ou através das notas.

Importante: As movimentações do CEI / Área Logada se sobrepõem às notas de corretagem enviadas separadamente. Sendo assim, só mande notas de períodos anteriores ou posteriores ao da importação CEI / Área Logada. Desta forma, você evita que o sistema considere operações duplicadas.

Veja aqui como fazer a integração CEI / Área Logada B3.


* Caso você já tenha um bom controle de suas movimentações com a custódia atual (papéis, qtdes, preços médios, prejuízos anteriores, etc), poderá optar por lançar manualmente uma custódia inicial e utilizar Poctfy a partir desta base.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.