Agora é o momento de mostrar para a receita todos os resultados das suas operações comuns e de day-trade durante o ano que está sendo declarado. No menu lateral, vá no item “Renda Variável” e clique em “Operações Comuns / Day-Trade”

Insira o resultado consolidado das suas operações no mês, mesmo que seja prejuízo (neste caso, com sinal negativo), em todos os meses que vendeu ativos que não sejam isentos.
Lembre-se de separar o lançamento por tipo de operação: Comuns, Day-Trade, Opções, etc. Existem campos para todos os tipos de ativos, com excessão dos FIIs que são declarados em outra tela.Veja o exemplo abaixo.

Depois de você ter inserido o resultado consolidado mensal, o software da Receita irá calcular automaticamente o imposto devido de acordo com o resultado que você obteve nos meses. Este valor de imposto deve bater exatamente com o que você pagou durante o ano através do DARF com código 6015 (Quer saber mais sobre pagamento de DARF Mensal?). Lembre-se de preencher os valores de Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, que serão abatidos do valor a ser pago.
Importante: caso você tenha prejuízos acumulados de um ano para o outro e que tenham sido declarados no ano anterior, será necessário lançá-los no campo abaixo, em janeiro do ano que está sendo declarado, de acordo com a categoria comuns ou day-trade. O valor lançado não possui sinal negativo (o sistema o considera automaticamente como prejuízo) e será levado mês a mês caso até ser abatido por lucros ou para a virada do próximo ano.
Caso você não tenha inserido estes prejuízos na declaração do ano anterior, não será possível compensá-los no ano da atual declaração.

Depois de inseridas todas suas movimentações e revisados os prejuízos anteriores, pode seguir para o próximo passo.
Você terá muito mais facilidade em toda a declaração e, em especial, nesta parte de resultados das operações com Poctfy. Depois de ter feito o processo de inserção das suas informações, automaticamente poderá visualizar de forma muito simplificada todos os resultados dos meses a serem declarados e prejuízos a serem compensados. Bastará copiar as informações e colar no software da Receita. Veja o exemplo.

Deixe um comentário