Durante o ano de declaração é muito provável que alguns dos seus papéis tenham pago dividendos (ações e FIIs) e/ou JCP (ações). É necessário fazer a declaração destes recebimentos. Você precisará de um documento emitido pela corretora – Relatório/Informe de Proventos Pagos. Ali você terá todas as informações a serem declaradas neste passo. Como exemplo, vamos usar um Informe da XP. Informe-se na sua corretora sobre como emitir este relatório.

Declarar Dividendos
Mesmo sendo isentos de tributação é necessário que você declare todos os valores recebidos como dividendos durante o ano. Para isto, no menu lateral, vá em “Fichas da Declaração” e depois “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Clique em “Novo” e procure pelo código “09 – Lucros e dividendos recebidos“. Preencha com os dados da empresa e o valor total pago de dividendos. Clique em “OK”. Vá adicionando todos os dividendos recebidos durante o ano declarado.

No exemplo do relatório acima, ficaria assim:

Declarar Juros Sobre Capital Próprio
Mesmo que esta categoria de proventos já tenha recolhido imposto na fonte, será necessário discriminar o que foi recebido durante o ano. Para isto, vá em “Fichas de Declaração” e clique em “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Clique em “Novo” e procure pelo código “10 – Juros sobre capital próprio“. Preencha com os dados da empresa e o valor total pago (líquido) de JCP e clique em “OK”. Vá adicionando todos os Juros Sobre Capital Próprio recebidos durante o ano declarado. Para o nosso exemplo aqui, ficaria assim:

Depois de você inserir os Dividendos e JCP, está encerrado o passo 5 e a parte de Renda Variável da sua declaração está OK. Revise bem todas as informações que você inseriu antes de transmitir e lembre-se que os valores de imposto declarados devem ter sido pagos mensalmente através de DARF ou atrasados, com juros e multa.
Ainda será necessário preencher sua Declaração com todas as outras informações pessoas, de rendimentos, de investimento diversos (Renda Fixa, Fundos, etc). Como nosso foco são as operações em Bolsa, ficamos por aqui.
Veja mais conteúdo sobre IR da Bolsa aqui.
Deixe um comentário